Objetivos Gerais
O Serviço é composto por: ambulatório de HIV/AIDS e Hepatites Virais, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade dispensadora de medicação e unidade odontológica.
A equipe multiprofissional é composta por: médico infectologista, médico hepatologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, assistente social, psicólogo, farmacêuticos, atendente de farmácia, dentista, auxiliar odontológico, atendentes de recepção e auxiliar de serviços gerais.
No Ambulatório de HIV/AIDS e Hepatites Virais, a área de assistência e tratamento é responsável por: consulta médica, consulta de enfermagem, coleta de sangue para realização de exames diagnóstico/monitoramento, acompanhamento psicológico, acompanhamento social, atendimento odontológico (dentística, periodontia, exodontia) e atendimento e dispensação de medicamentos por farmacêutico.
Objetivos Específicos
O SAE - Serviço Ambulatorial Especializado - é referência para acompanhamento de pacientes que vivem com HIV, que residem nos municípios de:
Auriflama, Bento de Abreu, Bilac, Guararapes, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Santo Antônio do Aracanguá, Valparaíso, Ilha Solteira, Buritama, Brejo Alegre, Coroados, Gabriel Monteiro, Piacatu e Santópolis do Aguapei.
Para atendimento das Hepatites Virais, o SAE é referência para os Municípios de: Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia e Santo Antônio do Aracanguá.
Na área de prevenção e promoção, o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento - atende livre demanda, população exposta a risco de saúde, por exposições sexuais desprotegidas, e pessoas que buscam promoção à saúde, realizando ações de:
a) testagem para detectar HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, utilizando método de testagem rápida;
b) Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), consiste no uso de antirretrovirais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV, antes de ter contato com o vírus;
c) Profilaxia Pós Exposição (PEP), consiste no uso de antirretrovirais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV, até 72h depois que teve contato com o vírus;
d) Dispensação de insumos de prevenção de DST/HIV: preservativo masculino, preservativo feminino e gel lubrificante íntimo.
O SAE atua ainda, como apoio, aos Departamentos de:
Atenção Básica, Assistência Especializada e Urgência/Emergência; através de capacitações de profissionais para realizações de testes rápidos, logísticas e distribuições de testes rápidos e preservativos, através de suporte técnico.