O município de Araçatuba/SP recebeu o prêmio Luiza Matida no ano de 2018, 2022 e 2023, pela Eliminação da Transmissão vertical do HIV, e em 2022 pela redução de sífilis congênita no município.
É um prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP, uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida. Falecida em 2014, ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis no estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde. A redução dos casos e a organização das ações de controle da sífilis no estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.
A Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis Congênita é a forma de transmissão que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto e no caso do HIV durante toda amamentação. A Sífilis Congênita é uma condição grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte ao nascer. No caso do HIV gestante tratada e acompanhada evita a transmissão para bebê.
No município, todas as gestantes são testadas no início da gestação, no segundo e no terceiro trimestre, através do pré-natal, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando detectado a infecção são tratadas com medicação específica e realizam exames laboratoriais mensalmente. Todos os casos são notificados à Vigilância Epidemiológica do Serviço Ambulatorial Especializado em IST/HIV e Hepatites Virais, que também realiza o acompanhamento destas gestantes. O diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento, minimiza e/ou elimina o risco de a criança nascer com a infecção, em ambos os casos.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Carmem Sílvia Guariente: “O município tem trabalhado para garantir a saúde da população, oferecendo um atendimento de qualidade, sabemos que não é um trabalho fácil, mas contamos com a colaboração de nossos servidores, que muito se empenham”.
Commentaires