top of page

Dezembro Vermelho 2023 – Araçatuba/SP




O mês de dezembro é referência no combate ao HIV/Aids, sendo considerado um período muito importante para reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humana, bem como para promover ações que impulsionam uma melhor assistência à saúde e a garantia de direitos para todos aqueles infectados por esse micro-organismo. 


A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST.

 

Como parte das atividades relativas ao dezembro Vermelho de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba/SP através do Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/Aids e Hepatites Virais, realizou no dia 1º de dezembro de 2023, o 1º Simpósio sobre HIV/Aids no município de Araçatuba. O evento ocorreu na Secretaria da Educação de Araçatuba (Rua Oscar Rodrigues Alves, 55 – Centro, Araçatuba/SP) das 13:00 às 17:00. Voltado para profissionais de saúde, gestores e estudantes da área da saúde, com o objetivo de fomentar, atualizar, aprimorar e divulgar o conhecimento, estimulando e apoiando o aprofundamento nos temas relativos à saúde, além de propiciar um momento de interação entre profissionais.


Os temas abordados foram:


·         História do HIV e Perspectivas;

·         Protocolo de Diagnóstico e Tratamento pelo HIV;

·         Estratégias de Prevenção contra HIV e outras Infecções;

·         Diagnóstico e Tratamento de IST por Abordagem Sindrômica.

 

HIV/AIDS

É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter aids, muitas pessoas confundem os termos utilizados, mas o HIV é usado para se referir ao vírus da imunodeficiência humana. Já a aids significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Ou seja, HIV é um vírus e aids é uma síndrome que pode ser desenvolvida por pessoas portadoras desse vírus.

O vírus pode ser transmitido para outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação quando as devidas medidas de prevenção não são tomadas. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

 

 Prevenção e Tratamento da AIDS/HIV e das IST

O uso do preservativo em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids.

Mas temos também a Prevenção Combinada que são ações de prevenção como:

Tratamento e diagnóstico precoce das IST, realização de testagem para HIV/sífilis e hepatites B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV(PEP), profilaxia pré exposição ao HIV(PREP) para os munícipes de Araçatuba; imunização para HPV e hepatite B, distribuição de preservativos internos, externo e gel lubrificante para toda a rede de saúde, profissionais do sexo, população em geral, empresas e universidades; orientações e aconselhamento sobre métodos preventivos de IST.                                                                                                            

                                                                                                                                                                                                                     Recomendamos que as pessoas com vida sexualmente ativa que façam o teste anti-HIV e Sífilis. O diagnóstico precoce é extremamente importante para garantir a qualidade de vida. Os testes são realizados em todas as unidades básicas de saúde no horário de funcionamento, livre demanda, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e no PSM (Pronto Socorro Municipal).




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page